municipais e estaduais

VÍDEO: começa hoje prazo para pedir transferência, ingresso e reingresso nas escolas públicas

Foto: Renan Mattos (Diário)
Processo pode ser feito via internet ou diretamente na Central de Matrículas de Santa Maria, a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 7, começa o processo para solicitação de transferência de alunos entre as escolas das redes municipal e estadual. O pedido pode ser encaminhado pela internet, no site da Secretaria Estadual de Educação ou diretamente na Central de Matrículas de Santa Maria (confira os detalhes abaixo). A transferência pode ser solicitada para estudantes que queiram trocar de escola e que estejam matriculados em turmas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora das ações municipais da Central de Matrículas, Carmem Lúcia Nichelle Hautrive, a solicitação deve ser feita pelos responsáveis ou por terceiros. Neste caso, é preciso apresentar cópias dos documentos dos responsáveis e uma autorização para que a pessoa realize o processo.

- Normalmente, a maior procura por transferência ocorre com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, até o 5º ano - comenta Carmem.


Os processos na Central de Matrículas incluem transferências e inscrições para turmas de escolas das redes municipal e estadual. A sistemática integrada também vale para o meio virtual, pois o site abrange as duas redes. Porém, algumas datas e procedimentos têm datas diferenciadas.
Um exemplo é o período de matrículas, pois as instituição de ensino municipais estão com férias coletivas neste período. Com isso, a confirmação da vaga deverá ocorrer no período de 6 a 15 de fevereiro.

REDE ESTADUAL
No caso das escolas da rede estadual, a solicitação de transferência deve ser feita diretamente na instituição de ensino. O prazo e a documentação necessária são os mesmos do processo para as escolas da rede municipal. O pedido também pode ser feito pela internet. 
Para quem busca uma vaga em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis fundamental e médio), a inscrição e a matrícula poderão ser feitas a partir de hoje, diretamente nas escolas. O prazo também termina em 18 de janeiro.



FIQUE DE OLHO
Transferências

  • Período: 7 a 18 de janeiro
  • Quem pode solicitar: Responsáveis por alunos do 2º ao 9º do Ensino Fundamental
  • Onde: Via internet, pelo site educacao.rs.gov.br, ou na Central de Matrículas, localizada na Rua Serafim Valandro, 369, Bairro Nossa Senhora do Rosário
  • Horário: O atendimento na Central de Matrículas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min
  • Documentos necessários: Certidão de nascimento carteira de identidade do aluno, comprovante de residência e documento do responsável (carteira de identidade e CPF) 
Ingresso e reingresso
  • Período: 7 a 18 de janeiro
  • Quem pode solicitar: Quem perdeu o prazo de 29 de outubro a 25 de novembro, e fará inscrição como retardatário para ingresso nos primeiros anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
  • Onde: Via internet, pelo site educacao.rs.gov.br, ou na Central de Matrículas
  • Horário: O atendimento na Central de Matrículas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min
  • Documentos necessários: Certidão de nascimento carteira de identidade do aluno, comprovante de residência e documento do responsável (carteira de identidade e CPF)
Matrículas  
Escolas estaduais
  • Para o 1º ano (Ensino Fundamental e Ensino Médio): Até 18 de janeiro, diretamente nas escolas
  • Para quem solicitou transferência ou fez inscrição como retardatário: 28 de janeiro a 8 de fevereiro, diretamente nas escolas
Escolas municipais 
  • Para o 1º ano (Ensino Fundamental) ou solicitou transferência: 6 a 15 de fevereiro, diretamente nas escolas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nota do Enem pode ser usada para vagas em 37 universidades portuguesas Anterior

Nota do Enem pode ser usada para vagas em 37 universidades portuguesas

Diploma de conclusão do Ensino Médio é exigência para ingresso em universidades Próximo

Diploma de conclusão do Ensino Médio é exigência para ingresso em universidades

Educação